terça-feira, 12 de março de 2013

Abaixo a tirania do marfim

Há alguns anos, o branco gelo havia "saído de moda".
Não era legal pintar a casa toda de branco.
"Branco suja muito"
"Branco cansa" ???
Branco isso, Branco aquilo. Ouvi muito estas reclamações. E é mesmo legal variar cores.

Mas isso gerou uma onda de "marfinzinho" ou "palhinha". E, como a bendita cor já vem pronta ali na lata, não precisa mandar processar, é a mais barata. Vão usando.

Outro dia entrei num estabelecimento tooooooooooodo "pintadinho" de marfim. E os jardins de inverno (ou os espaços pretendidos a) eram "azuizinhos". O tom que eu chamo de azul calcinha. Horroroso!

Olhem abaixo que combinação ruim:
 Era assim que estava pintado lá.

O mafim, vem do amarelo. Quando se pinta o ambiente todo com ele, é isso que a gente vê: Amarelo.
E amarelo é uma cor estimulante, ou seja, tira o sono e cansa. Uma casa inteira pintada de marfim, será uma casa conseidrada "quente" e "cansativa". Quem mora talvez não perceba de cara. Mas logo logo, começa a ter dificuldade para dormir e engorda (amarelo também abre o apetite eheheheheheh)

O velho e bom branco gelo, está em alta de novo. Eu gosto muito! Fácil de combinar e de manter. Ah! E lembrem-se que as boas tintas, são laváveis! Passou um pano com um pouco de sabão, tá lindo e novo de novo!

Mas, se não quer mesmo pintar tudo de branco, vamos ver algumas combinações gostosas e interessantes. *


Fiz uma pequena mudança na combinação anterior. Usei Lascas de Macadâmia, que está na família dos marrons e não dos amarelos. E coloquei "coragem" no azul, usando o Cassino. Fica muito mais vibrante agradável ao olhar.






O mesmo Lascas de Macadâmia, trabalhado com Marrom Luxo, fica muito elegante. Sim, pode pintar uma parede inteira de marrom forte! Fica lindo!!! Exuberante. E não é uma cor cansativa.
Percebam que, dependendo da cor forte que está proxima, a cor mais clara parece diferente. E é exatamente a mesma, não mexi no retângulo superior. Juro!





Verde é sempre uma boa pedida. É agradável. nem estimulante demais, nem calmante demais.Para não correr risco de ficar verde "bandeira" ou "folhagem", olhe a cartela onde ele se encontra. Qual a cor mais escura da página? É com esta cor que ele vai parecer. Aqui, usei o Praia Deserta com Bonzai. Fica tom sobre tom. E é muito agradável.





Para os mais ousados, detalhes em tom de vinho (aqui, usei o Rubi) ficam maravilhosos. Então, podemos pintar toda a casa no verde Praia Deserta, eleger uma parede especial na sala de Estar para usarmos o Bonzai e, uma das paredes da sala de Jantar, com o Rubi. Ou enfeites neste tom encarnado.





E, se vai usar amarelo, use com vontade e coragem! É a cor ideal para cozinhas e ambientes onde se come. A comida fica bonita e mais saborosa. Trabalhe Crisântemo amarelo sobre branco neve. Os arrmários, por exemplo, podem mesclar laca branca e amarela. Também é bem vindo em lugares de estudo e concentração. Tira o sono! E estimula o cérebro.






Dica final - Cores fortes e vibrantes, não teem poder de cobertura como as outras cores mais claras. Por isso precisam de uma base de mesmo tom, mais suave, aplicada previamente. Consulte o vendedor sobre qual usar para cada tom. Duas demãos da base, seguidas de duas demãos da cor vibrante e fica perfeito. Se usar só a mais forte, poserá precisar de 5 ou 6 demãos sem ter um resoltado satisfatório. Como elas costumam ser bem caras, estamos econimizando, ao invés de gastando mais, como costuma-se pensar.

*Usei os nomes da suvinil, pela facilidade que o site oferece nas buscas, mas qualquer outra marca possui o equivalente, basta levar o código à loja. Nos sites das melhores marcas de tinta, existem simuladores de ambientes. Você pode colorir uma foto da sua casa, ou um espaço pronto fornecido. É bem legal, experimentem:
www.suvinil.com.br
www.coral.com.br
www.sherwin-williams.com.br

Um comentário:

  1. muito boa a explicação !!!! a origem das cores faz muita diferença !!

    ResponderExcluir